Participação do CEAACP nas escavações de Gela – Sicília

• 2 Setembro, 2019

Uma equipa do CEAACP/UC participa, em Gela, na Província de Caltaniseta, no sul da Sicília, pelo segundo ano consecutivo, nas escavações integradas no projeto de investigação da Cidade Helenística. O responsável pela equipa portuguesa é Rafael Alfenin.

Este projeto, além da Universidade de Coimbra, desenvolve-se em colaboração com as Universidades de Málaga e Cádiz, com o Mediterranean International Centre of Studies (MICOS), de Gela e com o Gruppo Archeologico Geloi, com o apoio da ENI e do projeto Youth City Factory.

Na área 1 foi identificado um muro em adobe que apresenta uma linha de aberturas triangulares formadas por adobes colocados obliquamente, numa disposição nunca documentada nesta área. Os materiais encontrados confirmam a cronologia da cidade helenística, entre os séculos IV e III a.C., com cerâmica de engobe negro, de figuras vermelhas e com pequenas esculturas em terracota, além de outros fragmentos de cerâmica de construção, ânforas e cerâmicas comuns deste período em grande profusão e variedade.

No próximo dia 6 de setembro realizar-se-á, na sala da Assembleia Municipal, na Câmara, um seminário de apresentação dos resultados, na qual, além do público interessado, estarão presentes as autoridades locais e regionais, o Presidente da Câmara Municipal de Gela, a Superintendente Arqueológica da Província de Caltaniseta e o Diretor do Parque Arqueológico de Gela.