História

Fundado em 1993 por docentes e investigadores das Universidades de Coimbra e Porto, com a designação de Centro de Estudos Arqueológicos das universidades de Coimbra e Porto, estava sedeado na Universidade de Coimbra e teve como primeiro Director o Professor Jorge de Alarcão.

No ano de 2007, o Campo Arqueológico de Mértola e um Grupo de investigação em Artes associou-se à Unidades de Investigação a qual, desde então, diversificou as áreas de investigação e alterou a organização interna.

Em 2013, a geografia da Unidade ampliou-se, juntando-se aos polos de Coimbra e Mértola um polo da Universidade do Algarve.

Investigadores da Escola de Belas Artes do Porto, da Universidade Aberta, do instituto politécnico de Viseu, e de Instituições públicas e privadas ligadas ao património fortalecem os grupos de investigação.

Ajustando o nome aos conteúdos de investigação, desde 2013 que, oficialmente, o nome da Unidade é Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP).

Fortemente empenhado na investigação no domínio das Ciências Sociais e Humanas, os seus investigadores interessam-se preferencialmente pelas áreadisciplinares das Arqueologias, das Artes, da Arqueogeografia, da Arquiteturas Vernáculas do Património e das Novas Tecnologias ligadas ao registo, estudo e divulgação do Património em geral e do Património Mundial em todas as áreas disciplinares que com estas interajam no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado, a herança cultural, a memória, as expressões artísticas e o património, bem como com as suas manifestações na contemporaneidade.