Notícias

Estágios Ciência Viva

  • 6 Julho, 2020

O CEAACP vai organizar os seguintes Estágios Ciência Viva, no âmbito dos quais os participantes terão a oportunidade de receber formação na área do património arqueológico de Arganil.

Os interessados poderão deverão entrar em contacto através do e-mail ceaacp@uc.pt.

Estágio 1) Em busca do Património Histórico Arqueológico de Arganil 

Campo Arqueológico: Lomba do Canho e Exploração do ouro no Rio Alva

O Centro de Estudos em arqueologia, Artes e Património da Universidade de Coimbra (Unidade I&D 281] e o Campo Arqueológico de Mértola em parceria com a Junta de Freguesia de Parada da Gonta e a Câmara Municipal de Tondela organizam um campo de trabalho em Arqueologia no Castro de 3 Rios, Parada da Gonta, Tondela.

O Estágio propõe:
1. Trabalhos arqueológicos a realizar no Castro repartidos por trabalho de campo e de laboratório em Arqueologia, no quadro de uma equipa multidisciplinar
2. Os estudantes participarão das escavações, aprendendo métodos de trabalho de registo descritivo e gráfico.
3. Participação no Workshop que se realizará no local para os estudantes do Mestrado Europeu em Arquitetura, Paisagem e Arqueologia e que inclui aprendizagem sobre uso e aplicação em Arqueologia das novas tecnologias (tecnologias Laser, digitais, satélites, etc).
4. Uma visita aos sítios arqueológicos dará a possibilidade de conhecer os métodos de elaboração de uma Carta arqueológica e patrimonial.
Campo Arqueológico: Lomba do Canho e Exploração do ouro no Rio Alva

Estágio 2) Em busca do Património Histórico Arqueológico de Arganil

 
Campo Arqueológico: Lomba do Canho e Exploração do ouro no Rio Alva
O Estágio organizado em parceria entre a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos em arqueologia Artes e Ciências do património, Unidade I&D 281, e a Câmara Municipal de Arganil decorrerá a partir do Campo Arqueológico da Lomba do Canho, acampamento romano-Republicano ligada à exploração do ouro no Rio Alva.
Pretende-se que os estudantes aprendam a conhecer e identificar o Património Histórico Arqueológico do Concelho de Arganil, numa relação direta com a paisagem, compreendem o seu valor e despertem para a sua preservação e a sua divulgação, realizando actividades práticas usando as ferramentas disponíveis, incluindo informáticas e digitais.
1. Identificar o Património Arqueológico e compreender as técnicas de trabalho.
2. Aprender a usar as ferramentas informáticas (SIG, por exemplo) e plataformas digitais de
reconstituição virtual (de modo a divulgar e valorizar o património).
3. Identificar os bens Históricos e Arqueológicos do concelho (visitando alguns) e localizá-los, com recurso a georreferenciação, num mapa.
3. Aprender a trabalhar em Arqueologia de Laboratório, acedendo a materiais arqueológicos de sítios do concelho.
4. Conhecer a exploração do ouro no Rio Alva na antiguidade: técnicas de exploração, locais de exploração e vestígios arqueológicos visíveis.
Categories: Sem categoria