Bolsas de Investigação para Doutoramento no CEAACP

• 30 Setembro, 2020

O Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) abre concurso para atribuição de 4 (quatro) Bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas de Arqueologia, Artes e Património, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, UIDP/0281/2020.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, a qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, e devem ser desenvolvidas no âmbito dos seguintes Programas de Doutoramento:
• Programa de Doutoramento em História da Arte, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
• Programa de Doutoramento em Arqueologia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
• Programa de Doutoramento em Estudos de Património , da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve;
• Programa de Doutoramento em Arqueologia, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve;

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente).

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.

O concurso está aberto entre 1 de outubro de 2020 e as 23h59 (hora de Lisboa) de 15 de outubro de 2020.

Mais informações no portal Eracareers (Ref. CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – 4 bolsas).

Categories: Candidaturas