Notícias

“Artefactos do Descarte” – evento performativo de Arte/Arqueologia || 23 de novembro – 31 de dezembro

  • 22 Novembro, 2023

 

O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra acolhe, entre 23 de novembro e 31 de dezembro, a exposição “Artefactos do Descarte”, um evento performativo de arte/arqueologia que convida os visitantes a participar numa jornada exploratória pelas sete celas do Criptopórtico de Aeminium. Cada cela representa uma estação que aborda diferentes aspetos do processo metodológico e científico do projeto doutoral de Pedro da Silva (CEAACP/FCT/UC) “Arqueologias da Presença em Passados Simulados” [UI/BD/151198/2021]: os processos de Proto e Pós-Escavação.

A proposta explora a relação intrínseca entre o descarte e a arqueologia. Os objetos que são ‘descartados’ pelos arqueólogos e artistas não são apenas resíduos mas também narradores silenciosos de histórias complexas. Através da recuperação e análise desses objetos, o público será capaz de desvendar camadas de informação sobre as comunidades que os produziram. Essas camadas são também pós-materialidades ou reminiscências do processo investigativo. A sua recontextualização permitirá criar novos significados e narrativas, desafiando noções de nostalgia e materialidade.

A exposição será inaugurada no dia 23 de novembro, pelas 17h30, e enquadra-se na parceria estabelecida entre o CEAACP e o IV CAAP – Congresso da Associação de Arqueólogos Portugueses, a ter lugar em Coimbra entre 22 a 25 de Novembro, com o apoio do Museu Nacional Machado de Castro.

𝗖𝘂𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗶𝗮: Pedro da Silva (CEAACP/FCT/UC)
𝗔𝗿𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀: João Gomes Gago, Rudi Navarro, Pedra No Rim & Ana Rocha
𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗲𝗶𝗿𝗮𝘀 𝗖𝗶𝗲𝗻𝘁í𝗳𝗶𝗰𝗮𝘀: Maria da Conceição Lopes (CEAACP), Inês Moreira (CEAA), Helena P. Carvalho (Lab2PT)