Notícias

Congresso Internacional: O Património da Água no Mediterrâneo Ocidental, a Paisagem e os Sistemas de Captação, Distribuição e Gestão de Água

• 15 Setembro, 2023

Nos dias 12 e 13 de Outubro de 2023 irá realizar-se, no Convento Espírito Santo em Loulé, o Congresso Internacional “O Património da Água no Mediterrâneo Ocidental: A Paisagem e os Sistemas de Captação, Distribuição e Gestão de Água”.

A gestão parcimoniosa da água constitui uma das dimensões fundamentais da história do Mediterrâneo com expressão a nível da construção da paisagem, das arquiteturas de produção e da cultura imaterial. Este colóquio pretenderá convocar um espaço de reflexão e debate em torno do património da água e compreender o seu papel e importância, nos diferentes contextos, do desenho e da organização da paisagem de produção à paisagem urbana. Simultaneamente, pretende afirmar uma tomada de posição consciente e solidária de reconhecimento da importância do conhecimento das comunidades locais e da transmissão de saber entre gerações e territórios como base para a construção de novas soluções no contexto da atual emergência climática e da crise hídrica tão marcante no Mediterrâneo Ocidental.

Para o espaço de reflexão e debate que se pretende promover com o presente Congresso é fundamental a combinação de abordagens e instrumentos de diferentes disciplinas, através da aproximação de várias linhas de investigação, em curso, com relevância em diferentes geografias do Mediterrâneo Ocidental, e também retratadas no Encontro Luso-Magrebino do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) e a conferência final do projeto europeu INCULTUM, do qual é parceiro a Universidade do Algarve, que se inserem neste evento.

O programa do Congresso Internacional encontra-se disponível aqui.

A entrada é livre mas de inscrição obrigatória em bit.ly/4715LDJ