Notícias

Jornadas internacionais: Terra, pedras e cacos

  • 6 Outubro, 2019

APRESENTAÇÃO

12 anos depois da formação do Grupo CIGA e 20 anos depois da publicação do «Portugal Musulman» de Christophe Picard, estas jornadas pretendem relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal. No indispensável cruzamento entre a Arqueologia e a História, é importante que se perceba o alcance dos trabalhos arqueológicos das últimas duas décadas e o seu contributo para o conhecimento da evolução do território, seja ao nível da paisagem, do povoamento, da organização dos espaços de poder e dos espaços domésticos, em ambientes urbanos e rurais.

Entre o muito que se fez e o pouco que se sabe, há que construir pontes a partir de sistematizações, pesquisas metodológicas, diálogos e partilhas interdisciplinares.
E assim seguir em frente…

 

DATA E LOCAL: 24, 24 e 25 de janeiro de 2019 | Palmela

 

ORADORES CONVIDADOS

Alejandro García Sanjuan / Avelino Gutiérrez / Catarina Tente / Filomena Barros / Helena Catarino / Hermenegildo Fernandes / Manuel Real / Miguel Alba / Patrice Cressier / Paulo Fernandes / Pilar Lafuente / Ricardo Costeira da Silva / Santiago Macias / Sophie Gillote / Grupo CIGA

 

SESSÕES TEMÁTICAS

SESSÃO 1 – Revelações e novas abordagens sobre o Garb no século XXI

SESSÃO 2 – Arqueologia preventiva. Que estratégias para transformar salvaguarda em conhecimento do Garb al-Andalus?

SESSÃO 3 – O Garb e o Mediterrâneo

SESSÃO 4 – Da história à arqueologia e da arqueologia à história do Garb al-Andalus

Dia 25 de janeiro (tarde): Visitas de estudo em Lisboa

 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES E POSTERS

Sujeitas à aceitação da Coordenação Científica.
As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 25 de outubro para o endereço de e-mail ciga.portugal@gmail.com e indicar: Nome do(s) autor(es) e respetiva filiação institucional | Título da comunicação ou poster | Breve resumo | Se a proposta é para comunicação ou poster e em qual das quatro sessões temáticas se insere.

Mais informações: Duração máxima das intervenções: 20 minutos | Textos a editar em edição impressa | As inscrições nas Jornadas são gratuitas para autores com comunicações ou posters.

Categories: Evento Científico