No Rasto da Devoção. Escultura em Pedra no Convento de Cristo. Séculos XIV-XVI

Convento de Cristo
1 fevereiro 2018

A exposição No Rasto da Devoção. Escultura em Pedra no Convento de Cristo. Séculos XIV-XVI (Convento de Cristo, Tomar, 31 de Janeiro – 27 de Julho) é o resultado da parceria entre o Convento de Cristo em Tomar e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

A Exposição parte das peças submetidas a uma temática cultual e em reserva no Convento de Cristo, que encontram afinidades numa produção identificada na triangulação definida entre a Batalha, Coimbra e Tomar. Na consciência de que uma exposição é sempre uma reinvenção que trabalha sobre o passado e o presente, ela é sobretudo uma proposta de interpretação e (des)construção onde, em definitivo, os públicos têm acesso a outras tantas posições sobre a matéria exposta e sobre si mesmos.

Do século XIV ao século XVI, e assumindo a deslocalização de todo este conjunto dos seus espaços e afetos originais, a aposta não foi deliberadamente ao encontro das obras consideradas de grande relevância qualitativa no âmbito da produção plástica. O que verdadeiramente determinou o fio condutor da sequência que agora se organiza foi a sondagem a um sentido de eficácia emotiva que preencheu as reais expectativas da encomenda e dos fiéis. Mais do que selecionar a qualidade, optou-se pela captação de uma paisagem devocional que integra a imagem que, por seu turno, gera, acrescenta e estimula a proximidade táctil aos mistérios do Cristianismo.

Os resultados agora apresentados são fruto da cooperação de muitas entidades e muitas equipas (entre as quais se conta o Instituto Politécnico de Tomar e o Laboratório Hércules da Universidade de Évora), sem as quais seria impossível a concretização deste trabalho interdisciplinar. Construir ciência e cidadania é, em suma, o desiderato maior desta iniciativa que se funda na herança de salvaguarda patrimonial do Convento de Cristo e encontra os potenciais de uma atuação futura através das relações estreitas entre o Património, a Museologia e a investigação.