Escola de Verão em Arqueologia, Arte e Património

ESCOLA DE VERÃO EM ARQUEOLOGIA, ARTE E PATRIMÓNIO

CEAACP/UC – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património

Julho a Outubro 2020

Iniciativa integrada de I&D, desenvolvida ao abrigo do Apoio Especial “Verão com Ciência” da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), no âmbito do Curso não conferente de grau da Universidade de Coimbra “Metodologias de Investigação Científica”.

Patrimónios (in)visíveis

Módulo temático do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte (GEMA)

Dirigido à educação do olhar, à construção de uma consciência patrimonial ancorada na investigação e na comunicação em ciência e, sobretudo, ao confronto prático e primeiro com ferramentas e metodologias de investigação em História da Arte e Património, este módulo temático pretende envolver estudantes de 1º, 2º e 3º ciclo em projectos de investigação inscritos no plano estratégico da unidade de I&D e estreitamente relacionados com a instituição de acolhimento.

O módulo articula-se em três linhas de investigação, que funcionarão em paralelo, embora com sessões teóricas comuns, e nas quais os estudantes se inscreverão a partir dos seus interesses pessoais e científicos, naturalmente cruzados com as necessidades específicas dos projectos que enformam as  três propostas de trabalho.

Convidados a trabalhar sobre patrimónios (in)visíveis, os estudantes serão introduzidos pelos supervisores e equipa de investigadores que os orientará aos objectos de estudo específicos in situ, contactando com os espaços e as obras de arte sobre os quais trabalharão. O desenvolvimento das tarefas atribuídas a cada bolseiro decorrerá, depois, no contexto destes mesmos espaços (igrejas,  museus, etc.), nas bibliotecas e arquivo da UC e, de forma contínua, nas instalações do CEAACP. Aqui, serão regularmente acompanhados por investigadores-orientadores, reunindo em sessões de discussão, esclarecimento de dúvidas e trabalho prático com os supervisores de cada linha de investigação, numa periodicidade definida caso-a-caso, a partir do trabalho em curso e das necessidades dos próprios estudantes.

Os bolseiros serão convidados a realizar pesquisa bibliográfica exaustiva e especificamente dirigida às linhas de investigação propostas, à iniciação ao trabalho de arquivo (documental e fotográfico), à criação de repositórios de imagem, à introdução ao levantamento visual e às técnicas de inventário, ao confronto directo da obra de arte e dos espaços patrimoniais, desenvolvendo a capacidade de observação, de leitura, de crítica, de interpretação e de valorização das obras.

Investigadores supervisores (CEAACP-GEMA)

Maria de Lurdes Craveiro

Joana Antunes

Sandra Costa Saldanha

Carla Alexandra Gonçalves

Marta Simões

Linhas de investigação

1. João de Ruão, escultor e arquitecto do Renascimento em Portugal
  2. Património da Universidade de Coimbra, esculturas (in)visíveis no Paço das Escolas (sécs. XVII e XVIII)
  3. (Re)descobrir os tectos pintados em Portugal (sécs. XIV a XVI)

Tarefas

Conhecer, organizar e analisar de forma crítica as fontes de informação

Levantamento bibliográfico, documental e fotográfico

Sistematização e tratamento de bibliografia e documentação

Identificação das peças e pré-inventário

Apresentação de resultados

Seminário organizado pelo CEAACP no final da Escola de Verão em Arqueologia, Arte e Património, visa a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido, fazendo uso das estratégias de comunicação científica apreendidas durante o curso.

SESSÕES ARTE E PATRIMÓNIO | CEAACP – Colégio de São Jerónimo

I. FERRAMENTAS

23 JULHO 2020 (5ª feira)

10h00-10h30