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Património da Universidade de Coimbra: Esculturas (in)visíveis no Paço das Escolas (séculos XVII-XVIII)

  • 1 Fevereiro, 2021

Desencadeada no âmbito da Escola de Verão promovida pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), a linha de investigação Património da Universidade de Coimbra: Esculturas (in)visíveis no Paço das Escolas (séculos XVII-XVIII), tem como objetivo central o estudo das esculturas existentes em algumas das mais relevantes estruturas edificadas do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, como a Porta Férrea, as Salas dos Gerais, a Escadaria de Minerva, a Via Latina ou a Capela de São Miguel.

Incidindo num conjunto de assinalável protagonismo no contexto da produção artística nacional, mas também de relevante projeção internacional, no mais amplo quadro da classificação da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO, nasce da consciência de um conhecimento lacunar do acervo em apreço, traduzido na desatualização dos estudos, na escassez de investimentos historiográficos recentes e na ausência de investigação sobre várias obras. No mesmo sentido, a inacessibilidade e, com ela, a invisibilidade de muitas destas obras, fundamenta, também, a pertinência deste projeto.

Processo de investigação que permitiu a obtenção de resultados muito promissores, geradores de assinaláveis expetativas científicas, a capitalização do trabalho iniciado aposta agora na prossecução de várias tarefas, mas também num investimento concertado em torno do tratamento e análise das fontes de informação recolhidas, visando, objetivamente, a produção de conhecimento e a sua divulgação junto de todos quantos, movidos por razões académicas, culturais ou turísticas, usufruem este património.

Oferecendo importantes contributos para o seu conhecimento, esta linha de investigação revela-se também como uma oportunidade ímpar para alicerçar no CEAACP um projeto exploratório em torno do património da Universidade de Coimbra, assumindo na História da Arte o seu domínio científico estruturante. 

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