Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 3.ª Edição

• 6 Janeiro, 2020

O CEAACP informa que a FCT tem aberto a 3.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual.

O CEAACP acolhe candidatos que pretendam realizar o seu plano de pesquisa no âmbito das áreas de estudos dos Grupos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património. Para mais informações, entre em contacto através do email ceaacp@uc.pt.

MAIS INFORMAÇÃO / MORE INFORMATION

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 3.ª Edição

Entidade financiadora / gestora

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Descrição

O Concurso Individual destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT. A proposta de trabalho/projeto deve alinhar-se com Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030.

Consideram-se as seguintes categorias de referência:

1. a) Investigador júnior: doutorados há 5 anos ou menos, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata.
  2. b) Investigador auxiliar: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, mas com independência científica limitada.
  3. c) Investigador principal: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos.
  4. d) Investigador coordenador: doutorados há mais de 5 anos, detentores do título de habilitado ou agregado em Portugal, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

Prazo de candidatura

26 Fevereiro de 2020

Montante

Estão previstas os seguintes custos remuneratórios efetivamente suportados pela instituição contratante:

1. a) Encargos com a remuneração base, (níveis de remuneração previstos na regulamentação do n.º 1 do art.º 15.º do D.L. n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de agosto). b)Subsídios de férias e de Natal, devendo a sua determinação ser feita nos termos em que estes devam ser pagos, em cada momento, aos trabalhadores em funções públicas;

c)Subsídio de alimentação, de valor correspondente ao dos trabalhadores em funções públicas; d)Encargos sociais obrigatórios da entidade empregadora, incluindo seguro de acidentes de trabalho;

e)Encargos proporcionais decorrentes da compensação, se aplicável, e quando devida pela caducidade do contrato de trabalho a termo, calculado nos termos da legislação aplicável.

Os candidatos identificam previamente a instituição de acolhimento/unidade I&D onde irão desenvolver o seu plano de investigação.

Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada (Univ. Coimbra), através de financiamento da FCT.

FCT has announced the  3rd Individual Call to Scientific Employment Stimulus, which will take place until 17:00 of February 26, 2020.

Scientific Employment Stimulus will support with a work contracts for up to 6 years researchers (holding PhD) of any nationality and scientific background wishing to develop their scientific research or technological development activity in Portugal, integrated into R&D units funded by FCT. Their research plan must be oriented towards solutions to the UN’s 2030 Sustainable Development Goals.

This 3rd edition will follow the same framework of the previous calls, but with slight changes. Researchers may apply for a work contract in the following levels:

1. Junior Researcher – PhD holders for up to 5 years* with “limited experience” in post-doctoral research or without a scientific curriculum in the scientific domain to which they are applying;
  2. Assistant Researcher – PhD holders for over 5 years* with a relevant curriculum in the scientific area to which they are applying, but with limited scientific independence (in the previous call, researchers weren’t required to demonstrate any scientific independence in order to apply to a contract in this level);
  3. Principal Researcher – PhD holders for over 5 years* with a relevant curriculum in the scientific area to which they are applying, demonstrating scientific independence over the past 3 years;
  4. Coordinating Researcher – PhD holders for over 5 years*, holding the title of habilitado or agregado in Portugal, with a curriculum of elevated merit in the scientific area to which they are applying, showing scientific independence and with evidence of leadership in the scientific area to which they are applying.

*By the call deadline

Categories: Sem categoria