Notícias

ARCHER, um projeto do CEAACP e da THEIA, vence a Copernicus Hackathon Cork

  • 17 Junho, 2020

Uma equipa de investigadores CEAACP, em associação com a startup THEIA, representada por Ricardo Cabral, Martino Correia, Steffan Davies e Tiago Cordeiro, participaram na competição Copernicus Hackathon Cork, tendo alcançando o 1º lugar no concurso, com o projeto ARCHER.

O evento, organizado em Cork (Irlanda), decorreu de forma online entre 9 e 13 de Junho, e tinha como objectivo o desenvolvimento de soluções para ajudar a gerir, salvaguardar e monitorizar o património natural e cultural usando dados de satélite dos programas Copernicus e Galileo.


A equipa de investigadores apresentou uma solução de monitorização de riscos múltiplos baseada em dados de satélite gratuitos, que incluiu valências como o mapeamento de inundações, a análise de erosão costeira, a detecção de alterações de superfície e a monotorização do abatimento de estruturas. O prémio final inclui 12 meses de incubação no programa Copernicus Accelerator e um voucher de subscrição no valor de 1200€ para acesso ao repositório OneAtlas da Airbus.

Esperemos que este projeto, realizado por um consócio, por ora informal, de participantes institucionais e singulares, onde o CEAACP e THEIA se apresentam como lideres, venha a lograr ser, também, um bom cartão de visita internacional do nosso trabalho nesta área de investigação. Para isso estamos trabalhar, com apoio da UC.

Artigo na revista Visão.

Categories: Sem categoria