Marta Sofia Amaro Simões

Investigadores Colaboradores

Grupo de Artes

MARTA SIMÕES é licenciada em História da Arte (2011) e Direito (2007) pela Universidade de Coimbra. Actualmente, frequenta o curso de Doutoramento em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o projecto de tese “A Construção do Cenário Doméstico em Portugal: Arte e Cultura Material nos séculos XV e XVI”.

Os seus interesses e áreas de investigação centram-se sobretudo nos domínios da Arte Medieval e Moderna, dos Estudos Visuais, da Antropologia da Imagem, da Cultura Material, da Iconologia e da Iconografia do Espaço.

Tem participado com diversas comunicações em colóquios internacionais, fruto do trabalho de investigação que desenvolve em torno do espaço doméstico: “Shelving, l’Art de Disposer les Objets au XVe et XVIe siècles” (Amiens, 2018), “Paredes Textiles en la pintura de los siglos XV y XVI: modos, aplicaciones, funciones” (Madrid, 2017), “Entre a margem e o centro: territórios do doméstico na pintura dos séculos XV e XVI (Coimbra, 2017) e “Cuestiones planteadas desde el Breviario de Leonor de Portugal” (Hostalric, 2016), etc.

Actualmente, é membro do projeto  De Roma a Portugal. Do Império ao Reino: uma viagem de 1500 anos, coordenado pelos Prof. Doutores Luísa Trindade e Pedro Carvalho, da Universidade de Coimbra, envolvendo 22 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM). O projeto, em curso, visa dinamizar o património histórico-artístico da região centro, promovendo, em rede e de forma transversal, leituras sobre o território para diferentes públicos. Integrou também o projeto (P05) Plataforma Colaborativa para a experimentação de novas abordagens ao Turismo ligado à História, integrado no projeto RUCI Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego (Mais Centro – QREN).