Maria João Silva Simões Ângelo

Investigadores Integrados não-Doutorados

Grupo de Arqueologia

Licenciada em História (2001), Arqueologia (2003) e mestre em Arqueologia (2012), pela FLUC. Leccionou no Ensino Básico e Secundário (2000-2001;2010-2011). Arqueóloga na Direcção Regional de Cultura do Alentejo (Ex-IPPAR, Évora) (2003-2007) e na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz (2008-2010). Desenvolveu investigação na Beira Interior – Torre dos Namorados (Fundão) (2002-2012). Realizou diversos trabalhos de Arqueologia preventiva (empresarial), integrando, dirigindo e coordenando equipas (2001-2016). Bolseira de investigação no Instituto Dom Luiz (FCUL), no âmbito do Projecto Regena, financiado pela FCT, onde iniciou estudos arqueomagnéticos (2013-2014).

Actualmente é Bolseira de Doutoramento, com uma investigação interdisciplinar, entre a Arqueologia e a Geofísica, congregando uma cadeia de colaborações entre diversos Arqueólogos e instituições nacionais. A investigação incide no desenvolvimento do método de datação arqueomagnética em Portugal, através da construção de curvas de referência em intensidade e em direcção do campo magnético terrestre (CMT) no período romano, partindo da análise de amostras de cerâmicas locais/regionais e de estruturas de combustão in situ (fornos, lareiras…) que, quando submetidas a altas temperaturas, registam o CMT ambiente. Esta pesquisa está sedeada no CEAACP e é desenvolvida no LAMS, Instituto Dom Luiz, Laboratório Hercules e no IPGP.