João António Ferreira Marques

Investigadores Integrados Doutorados

Grupo de Arqueologia

Técnico superior no Departamento de Bens Culturais (DBC) da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) na área de avaliação de impacte ambiental da vertente patrimonial.

Em 1992 iniciou a sua colaboração enquanto arqueólogo com o Instituto Português do Património Cultural (IPPC), tendo posteriormente, entre 1997 e 2005, passado pela Direcção Regional de Évora do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), onde foi responsável pela gestão, salvaguarda e valorização de vários sítios arqueológicos integrados no programa de valorização, Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve e coordenou o programa valorização, Pontes Históricas do Alentejo. Entre 2007 e 2012 integrou a Divisão de Arqueologia Preventiva e de Acompanhamento (DAPA) do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P. (IGESPAR).

Desde 2006 que é presidente da mesa da Secção de História da Associação dos Arqueólogos Portugueses, no âmbito da qual tem organizado as mais diversas conferências, colóquios e encontros científicos na área da Arqueologia, da História e do Património.

Tem como principais interesses científicos a investigação do processo de transição entre a Antiguidade tardia e a Idade Média e a caracterização do povoamento rural desse período no sul do país.