Vitor Ribeiro

Investigadores Integrados Doutorados

Grupo de Ciências do Património

Doutor em Arquitetura, ramo de Conservação e Reabilitação (2017) pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos (2011). Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1997).

Exerce atualmente atividade profissional como técnico superior arquiteto no Serviço de Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Castro Marim, atividade docente no Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT – Instituto Manuel Teixeira Gomes (Portimão) e atividade de investigação, como investigador independente, no âmbito do Polo UAlg do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património.

Exerceu atividade docente como Assistente Convidado no curso de pós-graduação em Planeamento e Construção Sustentável do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (2010/2012). Exerceu atividade profissional como técnico superior arquiteto na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (2008/2010). Integrou a equipa de projeto do Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias – Sotavento, no âmbito do Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve (2001/2007), da qual foi igualmente coordenador (2005/2007). Exerce atividade como arquiteto em regime de profissional liberal desde 1997.

Foi coordenador-geral e coautor das publicações Materiais, Sistemas e Técnicas de Construção Tradicional. Contributo para o estudo da arquitectura vernácula da região oriental da serra do Caldeirão (CCDR Algarve e Edições Afrontamento, 2008) e GTAA Sotavento. Síntese dos Trabalhos 2001/2007 (CCDR Algarve, 2008); coeditor e coautor da publicação Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental – 1º Congresso Internacional [Atas] (Campo Arqueológico de Mértola e Argumentum Edições, 2015); e coautor das publicações Urbanismo: Regime jurídico da urbanização e edificação (Vida Económica, 2018), O Mercado de Faro: uma herança mediterrânea (Ambifaro, 2017), Pousada de São Brás 1944-2014 (Casa da Cultura António Bentes – Museu do Traje de São Brás de Alportel, 2014) e Património Rural Construído do Baixo Guadiana (Associação Odiana, 2004), para além de diversos artigos científicos em publicações nacionais e internacionais.

Áreas de interesse/investigação

Arquitetura vernácula | Arquitetura popular | Arquitetura do/no Estado Novo | História e património