Maria de Lurdes Craveiro

Investigadores Integrados Doutorados

Grupo de Artes

Maria de Lurdes Craveiro é Prof. Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Doutorada em História da Arte pela FLUC (2002) e docente, desde 1988, no Instituto de História da Arte desta Faculdade.
É a investigadora principal do “Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte” (GEMA), no Centro em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, Unidade de I&D-281, da Fundação da Ciência e Tecnologia.
Em colaboração com vários organismos tem tido uma ação destacada na defesa, conservação e divulgação do património arquitetónico. Neste contexto, e no âmbito da História da Arte, integrou diversas campanhas e projetos de salvaguarda sobre várias estruturas patrimoniais.
A mais de meia centena de trabalhos científicos publicados em Portugal, Espanha, Bélgica e Brasil abrange o exercício de revisão conceptual em História da Arte, as questões patrimoniais ou os domínios da pintura, da escultura e da arquitetura desde os finais da Idade Média ao período neoclássico.