Jorge Alarcão

Investigadores Integrados Doutorados

Grupo de Arqueologia

Professor catedrático (aposentado) do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras de Coimbra. Pós-graduado em Arqueologia da Europa Ocidental pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres. Doutor em Pré-história e Arqueologia pela Faculdade de Letras de Coimbra. Doutor Honoris causapelas universidades de Bordéus e Santiago de Compostela.

Foi Director do Instituto de Arqueologia da Faculdade de 1967-a 2002. Foi coordenador científico do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (agora CEAACP) desde a fundação em 1993 até 2002.

É autor de um vasto e diverso conjunto de obras, no qual se destaca:

A Lusitânia e a Galécia: do séc.II a.C. ao séc.VI d.C

Ourique

Casas e famílias antigas do Espinhal

A “urbs” romana da encosta meridional da Serra da Gardunha

A Beira Baixa : terra tomada sem guerra

A judiaria velha de Coimbra e as torres sineiras de Santa Cruz

As pontes de Coimbra que se afogaram no rio

Dicionário de arqueologia portuguesa

Nova História de Portugal As casas da zona B de Conimbriga

O Forum de Aeminium : a busca do desenho original = The Forum of Aeminium : the search for the original design

Coimbra: a montagem do cenário urbano