André Tomé
Investigadores Integrados não-Doutorados
Grupo de Arqueologia
Coordena desde 2017 o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial – Beja. Foi Assistente convidado da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2017 leccionando no curso de Arqueologia e História. É doutorando em arqueologia pela mesma Universidade com o tema do urbanismo na Antiga Mesopotâmica. Tem como principal foco a análise de aspectos espaciais nas cidades do terceiro e segundo milénios nessa região, procurando perceber a aplicabilidade de conceitos como o de vigilância (surveillance) e controlo do espaço. Ainda no âmbito dos seus trabalhos no Próximo Oriente co-dirige o projecto internacional arqueológico de Kani Shaie, no Curdistão Iraquiano desde 2012.
Para além do actual projecto no Iraque, participou também em trabalhos arqueológicos em Portugal, Síria e Angola e é membro ativo do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Património.
No âmbito do seu trabalho como coordenador do Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial – Beja tem intervido na área da salvaguarda de práticas e saberes tradicionais, em particular no Baixo Alentejo, levando a cabo várias iniciativas de registo e promoção do património musical alentejano, bem como da memória das populações rurais em vários domínios.