No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, o CEAACP e a Fundação Côa-Parque convidam a participar numa visita guiada ao abrigo das Lapas Cabreiras. A visita decorrerá na manhã e tarde de Domingo, dia 21.
O abrigo das Lapas Cabreiras: a arte e a ocupação da Pré-história Recente
Descoberto no ano de 2008, o grande abrigo granítico decorado das Lapas Cabreiras revelou-se como um dos mais importantes sítios arqueológicos da Pré-história Recente da região do Côa, desde logo pela ampla decoração que exibe, gravada e, sobretudo, pintada distribuída por quatro painéis ao longo do abrigo, e pertencente integralmente ao universo da arte Esquemática. Mas também pelos importantes vestígios de ocupação humana coeva da decoração, no próprio abrigo e nas plataformas subjacentes, que lhe confere um lugar importante no estudo da contextualização arqueológica da arte rupestre.
Tempo: aprox. 2 horas
Ponto de encontro: Dia 21 de junho | Museu do Côa às 09h30.
Inscrição obrigatória e mais informações por email para museugeral@arte-coa.pt
Seguro incluído.
Aconselhamos o uso de roupa e calçado apropriado para este tipo de caminhada, chapéu, água e reforço alimentar. Caso haja previsão de chuva o uso de impermeável. A actividade poderá ser cancelada caso as condições climatéricas não permitam fazer o percurso em segurança.
O evento obedecerá às medidas, orientações e recomendações da DGS para o Apoio à Cultura (V. Anexo Orientação nº 028/2020 de 28 de Maio de 2020) e não terá a participação de mais de 10 pessoas, incluíndo os técnicos do PACV e organizadores.